segunda-feira, 30 de julho de 2012

O QUE É ARTETERAPIA?





Arteterapia é a utilização de técnicas e recursos artísticos (tintas, pincéis, papéis, argila, etc.) com finalidades psicoterapêuticas, onde o paciente tem a possibilidade de contatar o seu mundo interno e externo, expressando assim suas sensações, seus pensamentos, atitudes e emoções, tornando-os passíveis de compreensão e transformação. A Arteterapia parte do princípio freudiano de que as imagens escapam do inconsciente com muito mais facilidade que as palavras, não sofrendo a censura da mente. Numa sessão de psicoterapia, o paciente se encontra muitas vezes bloqueado, com dificuldade de expressar verbalmente suas emoções e vivências. Desse modo, a expressão artística possibilita que ele, através de sua expressão, desenvolva a verbalização ao explicar suas produções, abrindo canais de comunicação e aumentando a auto-estima. Assim, expressão artística e verbalização se complementam na busca do equilíbrio, permitindo várias possibilidades. segundo Freud,

“Freqüentemente experienciamos o sonho em imagens visuais; sentimentos e pensamentos podem entremear-se neles também, mas geralmente aparecem em imagens. Parte da dificuldade de se estimar, explicar sonhos, se deve à nossa necessidade de traduzir estas imagens em palavras. Muitas vezes as pessoas que sonharam dizem que poderiam com mais facilidade desenhá-los que contá-los em palavras” ( FREUD apud ANDRADE, 1995, p.43 ). 

Outras formas de manifestações artísticas também podem ser utilizadas como instrumento de comunicação entre paciente e terapeuta, como a dança, a música e até a escrita.
A utilização de recursos artísticos visa a expressão pura do verdadeiro eu, chamado em psicologia de “self”, onde o enfoque não é a estética nem tampouco o aprimoramento técnico, uma vez que o processo de elaboração de um trabalho artístico se mostra tão importante quanto o produto final.
Para o arteterapeuta não existe uma linha rígida a ser seguida, devendo este contar com a própria experiência aliada à intuição, além de ter conhecimentos sólidos sobre técnicas e linguagens artísticas e sobre a psique humana. 
Não existe contra-indicação para a aplicação da arteterapia, podendo esta ser aplicada individualmente ou em grupos em pessoas de qualquer idade. Seu principal objetivo é a manutenção ou o restabelecimento da saúde emocional através do desenvolvimento da criatividade, possibilitando a busca do auto-conhecimento através da integração do consciente e do inconsciente. Segundo a AATA, American Art Therapy Association, fundada em 1969, lemos o seguinte:

“Arteterapia é uma profissão assistencial ao ser humano. Ela oferece oportunidades de exploração de problemas e de potencialidades pessoais por meio da expressão verbal e não verbal e do desenvolvimento de recursos físicos, cognitivos e emocionais, bem como a aprendizagem de habilidades, por meio de experiências terapêuticas com linguagens artísticas variadas.
Ainda que as formas visuais de expressão tenham sido básicas nas sociedades desde que existe história registrada, a Arteterapia surgiu como profissão na década de 30. A terapia por meio das expressões artísticas reconhece tanto os processos artísticos como as formas, os conteúdos e as associações, como reflexos de desenvolvimento, habilidades, personalidade, interesses e preocupações do paciente. O uso da arte como terapia implica que o processo pode ser um meio tanto de reconciliar conflitos emocionais, como de facilitar a autopercepção e o desenvolvimento pessoal.” (AATA, 2003)

Atualmente, com a descoberta da inteligência emocional, a valorização da subjetividade e o reconhecimento da importância da multidisciplinaridade, a arteterapia tem sido cada vez mais aceita em diversas instituições, como escolas, hospitais e empresas, sempre visando o desenvolvimento das potencialidades criativas do ser humano como elemento primordial para a saúde emocional. Um arteterapeuta deve possuir conhecimentos aprofundados de técnicas artísticas, pois essas é que possibilitam a comunicação deste com o paciente, além de conhecimentos aprofundados sobre o funcionamento da mente humana. 

                                             Carlos Miguel Fagundes - arte-educador e arteterapeuta



Mais informações:
 http://www.arteeterapia.com.br/
 http://www.artezen.org/arteterapeuta.html
 http://sedes.org.br/site/arteterapia/o_que_e_arteterapia