terça-feira, 26 de maio de 2009

POESIA 7



UM ANJO CHAMADO TEMPO

conheço um anjo
que mora no vento,
um anjo lindo
que me dá abrigo,
que me dá alento
um anjo azul
que vai curar seu sofrimento
um anjo chamado tempo

POESIA 6

Olá meu querido!
há quanto tempo
como vai você?
eu estou bem,
apesar de um certo desalento
mas não se preocupe
a vida é assim:
feita de momentos
uns bons,
uns ruins
mas todos a seu tempo
com você espero que esteja tudo bem
tudo azul da cor do mar
a propósito,
quanto vem me visitar?
saiba que estou com saudade
hoje até te procurei pela cidade
adoraria te encontrar assim,
por acaso
seria uma bela surpresa
e aproveitando o ensejo,
um forte abraço
e um grande beijo!

ARTE-EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

"não se escreve com a caneta e a mão, mas com as idéias e imaginação"
João dos Santos, psiquiatra infantil ( 1913 - 87)

Como arte educador, arteterapeuta e artista plástico, conhecedor profundo dos benefícios da arte e das importantes transformações que esta é capaz de realizar no ser humano, assombra-me muito o descaso com que a arte é tratada no ambiente escolar. Arte na escola é sinônimo de recreação ou anarquia e o professor de arte, este é visto e tratado como um ser estranho que ninguém sabe ao certo como lidar, lembrado apenas em datas comemorativas, quando suas habilidades são requisitadas para "decorar", "enfeitar", "ensaiar"... As escolas, por sua vez, não possuem espaço adequado nem material didático suficiente para que se realize as atividades básicas dentro da disciplina e quando o possuem, as boas intenções do arte-educador naufragam em um mar de contratempos que acabam, entre outras coisas, por impedir a apropriação do espaço, requisito indispensável para que a arte cumpra seu papel transformador.

O Estado tem tido algumas iniciativas, através da Proposta Curricular, que visam um melhor aproveitamento da disciplina e sua valorização através do desenvolvimento de novas habilidades e competências que abrangem dança, teatro, música e artes visuais. É certo que faltam ainda alguns ajustes para que a Proposta consiga despertar o interesse de um número maior de educandos, pois em alguns momentos temos a impressão de que foi elaborada por profissionais que desconhecem a atual realidade da educação brasileira. Mas já é um ótimo começo que poderia crescer muito se algumas escolas não insistissem em tratar a arte e o arte-educador como algo desnecessário.

Não credito esse problema a essa ou aquela escola, a esse ou aquele diretor, mas a todo um sistema social que desvaloriza a emoção em detrimento da razão, quando na verdade deveria haver um equilíbrio entre esses dois parâmetros. O que vemos no ambiente escolar nada mais é que o reflexo de uma sociedade culturalmente subdesenvolvida, que valoriza mais o pão que a poesia, que se preocupa em alimentar o corpo como forma de sobreviência biológica e se esquece de alimentar a alma, importante fator de sobrevência cultural e social.

Temos notícias de que um ou outro arte-educador consegue desempenhar suas funções de maneira satisfatória, o que é louvável, mas ainda falta muito para que a arte seja vista, pela sociedade e pela escola como um todo, como uma importante ferramente na formação emocional e intelectual dos educandos. É através da arte e dos seus procedimentos que a criança desenvolve a imaginação, importante fator já na Antiguidade utilizado na apendizagem. Segundo o dicionário Aurélio, imaginação é a faculdade de representar objetos pelo pensamento, faculdade de inventar, criar, conceber. Imaginar é "abstrair" (do latim abstrahere = arrancar). É através da imaginação que a criança "arranca" sentido do concreto, adquirindo a capacidade de simbolizar, criando dentro de si um universo particular, com mecanismos próprios, capaz de assimilar conceitos e inventar formas pessoais de "aprender". Não podemos esquecer também do papel social da arte como importante fator na formação do cidadão pensante, crítico, capaz de produzir e preservar a cultura.

Assim sendo, acredito que o sistema educacional, tão afeito à reformas, devesse olhar com mais atençao o cumprimento de medidas que visem um melhor aproveitamento da disciplina dentro das escolas, preparando inclusive a equipe diretiva para a compreensão da importância da arte e do arte-educador na formação do educando.



Carlos Miguel Fagundes
08 / 06 / 2009



















A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE

Todo ser humano é dotado de potencial criativo, em menor ou maior grau, o que é determinado pelo meio. A imposição excessiva de regras, certamente afeta o afloramento da criatividade, impedindo o desenvolvimento do potencial criativo. Um dos objetivos da regra é impedir a ocorrência do erro. Fica assim clara a importância do erro no ato criativo. É o erro que possibilita a formulação de hipóteses e conseqüentemente o encontro de novas soluções.

A criatividade só se manifesta durante o ócio ou nos momentos de lazer, quando o cérebro está em repouso, descansando. Portanto, trabalhar sob pressão é uma das maneiras de tolher a criatividade. Rollo May diz o seguinte:

Se o indivíduo é muito rígido, dogmático, por demais comprometido com as conclusões prévias, jamais permitirá que esse elemento atinja o consciente; não admitirá nunca a existência de um conhecimento que existe em outro plano, no seu interior. Mas a percepção súbita só pode vir à tona quando há um relaxamento da tensão ou da aplicação consciente. Por isso o inconsciente só atravessa a barreira se o trabalho intenso for alterado com descanso (...). (MAY, 1975, p. 62).

Nos dias atuais, movido à novas idéias, onde novos produtos e novas invenções movimentam bilhões de dólares, a criatividade, mais do que em qualquer outra época, tem sido altamente valorizada. Grandes empresas buscam em seus funcionários, além das potencialidades necessárias à função desempenhada, principalmente a criatividade que é, hoje em dia, um dos maiores bens do mundo corporativo. A criatividade é o motor de empresas bem sucedidas. O que se vê é que esta não é característica somente de grandes artistas e nem tem a sua aplicação limitada ao mundo das artes. Segundo Rollo May,

(...) a criatividade está no trabalho do cientista; como no do artista; do pensador e do esteta; sem esquecer os capitães da tecnologia moderna, e o relacionamento normal entre mãe e filho. A criatividade, como define Webster, é basicamente o processo de fazer, de dar vida. (MAY, 1975, p. 39) .

Um dos motivos que tornam a criatividade um dos maiores bens do mundo corporativo é justamente a robotização, a mecanização, a uniformização que o mundo atingiu nas últimas décadas, através principalmente da mídia, que prega uma igualdade negativa e efêmera, baseada na aquisição de bens de consumo e de idéias prontas. Assim, o indivíduo afasta-se cada vez mais da sua essência, abdicando de sua individualidade em prol da coletividade.

Destaca-se quem consegue preservar idéias próprias, ou seja, o indivíduo criativo. A psicóloga Maria Inês Felipe, mestre em criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela / Espanha, e consultora de empresas, fala sobre a importância de exercitar a criatividade e diz que esta é um comportamento que pode ser aprendido, uma vez que todos são criativos, deixando de sê-lo por questões familiares, educacionais e empresariais. Compara o desenvolvimento da criatividade com o desenvolvimento físico. Para Maria Inês Felipe “praticar o uso da criatividade eleva a produção, abaixa os custos, aumenta a satisfação do cliente a auto-estima do trabalhador” (FELIPE, 2006, página de Internet). Segundo ela, a criatividade possibilita contribuir socialmente neste mundo de transformações, criando novos produtos,serviços e gerando empregos. No campo pessoal, a criatividade, nas suas diversas formas, significa saúde emocional e conseqüentemente física. Rollo May acredita que o processo criativo deve ser encarado como o mais alto grau de saúde emocional, a expressão de pessoas normais no ato de atingir a realidade.

Segundo o filósofo Georges Canguilhem, a doença é uma vida pobre, impossibilidade da invenção, espaço da monotonia e da repetição de normas limitadas e constrangedoras, já a saúde é uma vida capaz de ultrapassar a norma medíocre do normal momentâneo, a possibilidade de tolerar infrações e de instituir novas normas em situações novas.

Na literatura encontram-se vários referenciais relacionando criatividade e saúde. Em seu livro Rollo May cita um exemplo que demonstra a importância da criatividade para a saúde mental. Vejamos: O Dr. Kurt Goldstein, quando ocupava o cargo de diretor de um grande hospital para doentes mentais, na Alemanha, teve muitos soldados como pacientes, durante a guerra. Segundo ele, esses homens sofriam de limitação radical da capacidade de imaginação. Observou que mantinham armários sempre arrumados do mesmo modo,os sapatos na mesma posição,as camisas no mesmo lugar. Sempre que o armário era desarrumado,o paciente entrava em pânico. Não conseguia se orientar, não conseguia imaginar uma nova “forma” para trazer ordem ao caos. (...) Sua capacidade para o pensamento abstrato, para transcender os fatos imediatos em termos do possível - exatamente o que chamo, neste contexto, de imaginação – foi severamente danificada. Sente-se incapaz de adaptar o ambiente às suas necessidades. (MAY, 1975, p. 124)

O exemplo acima ilustra as implicações da falta de imaginação no dia-a-dia, na resolução de imprevistos e na adaptação ao meio, adaptação esta necessária na mediação de conflitos pessoais internos e externos. A força criadora é responsável pelo desenvolvimento da personalidade como um todo.