Criou-se o homem!
E também o mundo onde este deveria habitar. Não o mundo ideal e perfeito, que pudesse acomodá-lo com segurança para que apenas desfrutasse o privilégio de ser ele produto da criação. Mas um mundo inóspito, repleto de perigos e obstáculos, onde este homem teria de lutar pela sua sobrevivência, enfrentando o frio, a fome, as moléstias e toda sorte de predadores.
E entre o céu e a terra, vencendo dificuldades, o homem sobreviveu, alcançando os mais altos níveis de evolução. Diversas estratégias foram armadas na busca de seu objetivo maior, a sobrevivência, e diversas armas, cada uma adaptada a uma necessidade, foram utilizadas. Mas a arma principal, responsável pela sobrevivência e evolução da humanidade e que possibilitou a construção de todas as outras armas foi a criatividade.
Sem ela o homem teria perecido e naufragado, relegando a humanidade a uma experiência mal sucedida. Mas o que é, afinal, a criatividade? Seria adaptação do homem ao meio? Ou um instinto básico de sobrevivência, já inerente à estrutura psicológica desde sua criação? Várias definições sob diversos pontos de vista têm sido utilizadas para explicar o conceito de criatividade, mas nenhuma definição parece ser condizente com o seu real significado.
Sob o ponto de vista humano, criatividade é a obtenção de novos arranjos de idéias e conceitos já existentes formando novas táticas ou estruturas que resolvam um problema de forma incomum, ou obtenham resultados de valor para um indivíduo ou uma sociedade. Criatividade pode também fazer aparecer resultados de valor estético ou perceptual que tenham como característica principal uma distinção forte em relação às “idéias convencionais”. Sob o ponto de vista cognitivo, criatividade é o nome dado a um grupo de processos que procura variações em um espaço de conceitos de forma a obter novas e inéditas formas de agrupamento, em geral selecionadas por valor (ou seja, que possuem valor superior às estruturas já disponíveis, quando consideradas separadamente).
Podem também ter valor similar às coisas que já se dispunha antes mas representam áreas inexploradas do espaço conceitual (nunca usadas antes). Sob o ponto de vista neurocientífico, criatividade é o conjunto de atividades exercidas pelo cérebro na busca de padrões que provoquem a identificação perceptual de novos objetos que, mesmo “pedaços” de estruturas perceptuais antigas, apresentam uma peculiar ressonância, caracterizada do “novo valioso”, digno de atenção. Sob o ponto de vista computacional, criatividade é o conjunto de processos cujo objetivo principal é obter novas formas de arranjo de estruturas conceituais e informacionais de maneira a reduzir (em tamanho) a representação de novas informações, através da formação de blocos coerentes e previamente inexistentes.( NÁVEGA, 2007, página. de Internet-www.intelliwise.com/seminars/criativi.htm )
Como se pode notar, todas as definições acima trazem no seu corpo derivados da palavra “nova”. Rollo May diz que para definir criatividade é preciso distinguir as pseudoformas – isto é, criatividade como estetismo superficial – da sua forma autêntica – ou seja, o processo de criar algo novo.
Qualquer definição, por mais completa que possa parecer, confunde mais que explica e serve para demonstrar que criatividade, assim como arte, são conceitos de difíceis e infinitas interpretações. Algumas abordagens banalizam o seu significado, traduzindo-o como “insight, “incubação”, “preparação”, “estalo” e outros, mostrando que a criatividade é mais fácil de ser sentida do que explicada ou definida. A respeito de definições sobre criatividade, “levavam os artistas e poetas a dizerem, com um sorriso: É interessante mas não é isso que acontece no meu íntimo durante o ato criativo”.(MAY, 1975 p. 32).
O que de concreto se nota é que a necessidade seria um dos fatores responsáveis para o desenvolvimento de impulsos criativos. “O ato criativo origina-se na luta do ser humano contra e com aquilo que o limita” .(MAY, 1975 p. 32). Um outro fator, tão importante quanto a necessidade seria a liberdade. A imposição de regras seria um fator negativo, responsável por tolher a criatividade. A própria subversão da regra já seria por si só um ato inovador e criativo. A inovação é um dos objetivos do ato criativo.
Margareth Boden divide a criatividade em duas áreas distintas: a criatividade psicológica, na qual aquilo que é inventado é novidade para a pessoa, mas não para a humanidade (ou seja, alguém já fez isso no passado) e a criatividade histórica, na qual criação é inédita em termos universais. (NÁVEGA, 2007. página de Internet ).
Criar é explorar o desconhecido. E se dispor a desbravar o desconhecido significa enfrentar o risco de errar. “Tentar e errar faz parte do processo criativo e um dos pontos básicos para ampliarmos nosso potencial criativo é justamente reconsiderar nosso ‘medo’ de errar, talvez transformando a palavra ‘errar’ em ‘ testar’” . (NÁVEGA, 2007, página de Internet ).
“Picasso dizia que “todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição”. (MAY, 1975, p. 42). Destruição de velhas formas, antigas idéias, antigos conceitos em prol de novas formas, novas organizações, novos conceitos e novas idéias. Talvez daí advenha o medo de criar uma vez que também se estaria destruindo. May diz , em seu livro A Coragem de Criar, que o ato criativo nos causa certa ansiedade, pois toda pessoa criativa está destruindo nossos sistemas bem ordenados, o que representa uma ameaça à racionalidade e ao controle exterior. Sendo assim, os dogmatistas tentam dominar o artista. (MAY, 1975, p.56) (...)
E também o mundo onde este deveria habitar. Não o mundo ideal e perfeito, que pudesse acomodá-lo com segurança para que apenas desfrutasse o privilégio de ser ele produto da criação. Mas um mundo inóspito, repleto de perigos e obstáculos, onde este homem teria de lutar pela sua sobrevivência, enfrentando o frio, a fome, as moléstias e toda sorte de predadores.
E entre o céu e a terra, vencendo dificuldades, o homem sobreviveu, alcançando os mais altos níveis de evolução. Diversas estratégias foram armadas na busca de seu objetivo maior, a sobrevivência, e diversas armas, cada uma adaptada a uma necessidade, foram utilizadas. Mas a arma principal, responsável pela sobrevivência e evolução da humanidade e que possibilitou a construção de todas as outras armas foi a criatividade.
Sem ela o homem teria perecido e naufragado, relegando a humanidade a uma experiência mal sucedida. Mas o que é, afinal, a criatividade? Seria adaptação do homem ao meio? Ou um instinto básico de sobrevivência, já inerente à estrutura psicológica desde sua criação? Várias definições sob diversos pontos de vista têm sido utilizadas para explicar o conceito de criatividade, mas nenhuma definição parece ser condizente com o seu real significado.
Sob o ponto de vista humano, criatividade é a obtenção de novos arranjos de idéias e conceitos já existentes formando novas táticas ou estruturas que resolvam um problema de forma incomum, ou obtenham resultados de valor para um indivíduo ou uma sociedade. Criatividade pode também fazer aparecer resultados de valor estético ou perceptual que tenham como característica principal uma distinção forte em relação às “idéias convencionais”. Sob o ponto de vista cognitivo, criatividade é o nome dado a um grupo de processos que procura variações em um espaço de conceitos de forma a obter novas e inéditas formas de agrupamento, em geral selecionadas por valor (ou seja, que possuem valor superior às estruturas já disponíveis, quando consideradas separadamente).
Podem também ter valor similar às coisas que já se dispunha antes mas representam áreas inexploradas do espaço conceitual (nunca usadas antes). Sob o ponto de vista neurocientífico, criatividade é o conjunto de atividades exercidas pelo cérebro na busca de padrões que provoquem a identificação perceptual de novos objetos que, mesmo “pedaços” de estruturas perceptuais antigas, apresentam uma peculiar ressonância, caracterizada do “novo valioso”, digno de atenção. Sob o ponto de vista computacional, criatividade é o conjunto de processos cujo objetivo principal é obter novas formas de arranjo de estruturas conceituais e informacionais de maneira a reduzir (em tamanho) a representação de novas informações, através da formação de blocos coerentes e previamente inexistentes.( NÁVEGA, 2007, página. de Internet-www.intelliwise.com/seminars/criativi.htm )
Como se pode notar, todas as definições acima trazem no seu corpo derivados da palavra “nova”. Rollo May diz que para definir criatividade é preciso distinguir as pseudoformas – isto é, criatividade como estetismo superficial – da sua forma autêntica – ou seja, o processo de criar algo novo.
Qualquer definição, por mais completa que possa parecer, confunde mais que explica e serve para demonstrar que criatividade, assim como arte, são conceitos de difíceis e infinitas interpretações. Algumas abordagens banalizam o seu significado, traduzindo-o como “insight, “incubação”, “preparação”, “estalo” e outros, mostrando que a criatividade é mais fácil de ser sentida do que explicada ou definida. A respeito de definições sobre criatividade, “levavam os artistas e poetas a dizerem, com um sorriso: É interessante mas não é isso que acontece no meu íntimo durante o ato criativo”.(MAY, 1975 p. 32).
O que de concreto se nota é que a necessidade seria um dos fatores responsáveis para o desenvolvimento de impulsos criativos. “O ato criativo origina-se na luta do ser humano contra e com aquilo que o limita” .(MAY, 1975 p. 32). Um outro fator, tão importante quanto a necessidade seria a liberdade. A imposição de regras seria um fator negativo, responsável por tolher a criatividade. A própria subversão da regra já seria por si só um ato inovador e criativo. A inovação é um dos objetivos do ato criativo.
Margareth Boden divide a criatividade em duas áreas distintas: a criatividade psicológica, na qual aquilo que é inventado é novidade para a pessoa, mas não para a humanidade (ou seja, alguém já fez isso no passado) e a criatividade histórica, na qual criação é inédita em termos universais. (NÁVEGA, 2007. página de Internet ).
Criar é explorar o desconhecido. E se dispor a desbravar o desconhecido significa enfrentar o risco de errar. “Tentar e errar faz parte do processo criativo e um dos pontos básicos para ampliarmos nosso potencial criativo é justamente reconsiderar nosso ‘medo’ de errar, talvez transformando a palavra ‘errar’ em ‘ testar’” . (NÁVEGA, 2007, página de Internet ).
“Picasso dizia que “todo ato de criação é, antes de tudo, um ato de destruição”. (MAY, 1975, p. 42). Destruição de velhas formas, antigas idéias, antigos conceitos em prol de novas formas, novas organizações, novos conceitos e novas idéias. Talvez daí advenha o medo de criar uma vez que também se estaria destruindo. May diz , em seu livro A Coragem de Criar, que o ato criativo nos causa certa ansiedade, pois toda pessoa criativa está destruindo nossos sistemas bem ordenados, o que representa uma ameaça à racionalidade e ao controle exterior. Sendo assim, os dogmatistas tentam dominar o artista. (MAY, 1975, p.56) (...)
carlos miguel
16/07/2009
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