segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ARTE NA PSIQUIATRIA: A REINVENÇÃO DO EU

NOME DA OFICINA: CONSTRUÇÃO DE UM AMULETO PESSOAL

Autoria: Carlos Miguel Fagundes

Material: massa de bisquit, tinta acrílica, papel, creme para as mãos sem silicone ( o mesmo utilizado na confecção da massa), palitos de churrasco, carimbos para bisquit, cordões de algodão ou couro próprios para bijouteria.

Esta oficina tem por objetivo fortalcer no participante o sentido de poder, despertando suas potencialidades de cura e equilíbrio através da materialização de seus desejos de paz, saúde, liberdade, etc...
REALIZAÇÃO: Iniciei como sempre pela recepção das participantes e em seguida com um exercício respiratório básico, uma vez que a oficina prática tomaria mais tempo que o habitual. Depois, reunidos em torno da mesa de trabalho, pedi que cada uma se concentrasse no que desejariam para si naquele momento. Enquanto isso entreguei uma pequena tira de papel para cada uma e pedi que anotassem o que desejaram. Conversamos a respeito dos desejos expressos e o que motivava esse desejo. Foi um momento importante de conexão consigo próprio, de apropriação do eu.
Em seguida, distribui um pedaço de massa de bisquit para cada participante e pedi que a sentissem, transmitindo para esta a sua energia. Depois, pedi que embebessem a pequena tirinha de papel no creme para mãos e incorporassem-o à massa, amassando até que o papel sumisse por completo. Então orientei-as a modelar um pingente e algumas contas com essa massa, decorando-o como desejassem, fosse com palito de churrasco ou com o carimbo próprio para bisquit. Na sessão, seguinte, uma semana depois, foi a hora da pintura, onde todas se soltaram com alegria. Enfim montaram o colar e dependuraram-no cerimoniosamente no colo.

ANÁLISE: pude observar com satistação que aquele grupo de mulhseres saiu da oficina com alegria estampada no rosto. São mães, esposas, filhas; algumas abandonadas pela família e pela sociedade, que têm encontrado nas oficinas de Arteterapia momentos de reencontro consigo próprias, de força interior. Pude perceber que trocaram a apreensão, a desconfiança, a ansiedade próprios de pessoas nessas condições por um verdadeiro amuleto de alegria, serenidade, auto-estima e auto-confiança. Mais uma vez descobriram o poder de "ser humano".


RESULTADOS:

















2 comentários:

  1. parabens...tanto a vc como ao grupo ,eu quero um colar dessesss lindossss!!!!!!
    abracos
    jaqueline-usa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo comentário, jack! te darei um colar desses com prazer.
      bjs. saudade!

      Excluir

obrigado pelo seu interesse!sua sugestão, opinião ou crítica certamente estará contribuindo para o aperfeiçoamento deste blog.