" a felicidade é sempre um resultado de uma atividade criativa" - Dalai Lama
domingo, 24 de maio de 2009
A EFICIÊNCIA DO GESTO
No meu dia-a-dia, procuro estar atento à forma particular que cada pessoa utiliza para se comunicar, se expressar, enfim, fazer-se existir. Observo sobretudo a comunicação realizada de forma não verbal e acredito que esta é mais verdadeira e até mais eficiente que as palavras.
Ao longo da vida, através de nossas vivências e convivências vamos adquirindo um repertório de gestos e posturas corporais que trazem em si informações do nosso universo pessoal, como estado emocional, o grau de submissão, a capacidade de enfrentamento, o grau de informação e até o nosso nível social.
É sabido que a primeira forma de comunicação do ser humano foi não verbal, ou seja, através dos rabiscos nas paredes das cavernas e, de forma mais recorrente, através da expressão corporal. Sendo assim, acredito que a fala, desenvolvida e aperfeiçoada posteriormente, serviu ao homem em evolução (e ainda nos serve) como complemento à comunicação não verbal, sendo passível de manipulação, podendo ser "amoldada" às circunstâncias e ao contexto de acordo com nossas necessidade e objetivos.
Já a expressão natural do nosso corpo aliada à outras formas de expressão não verbal (como a expressão artística em todas as suas vertentes), expressa as nossas mais profundas e verdadeiras emoções, e é capaz exteriorizar nosso desejos mais íntimos, mesmo quando a fala diz o contrário.
Ao nos levantarmos da cama pela manhã e darmos preferência por esta e não aquela cor de roupa, este ou aquele aroma de perfume, este ou aquele acessório, ou quando caminhamos pela rua mais destraidamente, estamos, na verdade, comunicando a nossa existência, o valor dessa existência e a forma como gostaríamos de ser tratados. Sendo assim, considero a expressão não verbal a principal maneira que o ser humano possui para relacionar-se com o mundo. Dai a importância de apropriarmo-nos de nós mesmos para podermos transmitir de forma plena, equilibrada e produtiva, a nossa existência e a nossa verdade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado pelo seu interesse!sua sugestão, opinião ou crítica certamente estará contribuindo para o aperfeiçoamento deste blog.